terça-feira, 5 de junho de 2012

OS MEUS ÓCULOS NOVOS

- Deixa cá vê c’o avô descasca!
Do fundo do bolso dos “alvarozes”, onde já não cabia um remendo, tirou a navalha que "troivera", há muito, das Américas. Abriu a lâmina grande de aço temperado amolada em pedra-pomes escolhida “amodes”. Na mão esquerda segurou a laranja com firmeza. Cortou-lhe um dos topos, depois o outro e, fazendo uma suave incisão a meio, começou a rodá-la. Antes de completar uma volta parou.
- Ó avô! – disse eu já impaciente – O que é que o avô está  pra’i a fazer?
- Uma coisa – disse ele enquanto enfiava a ponta da navalha por baixo dos anéis da casca que, com muito cuidado, ia descolando.
- Pronto! Já está!
Os meus olhos bailaram entre as duas mãos do meu avô.
- Fecha os olhos! – disse meu avô naquele seu tom doce mas suficientemente autoritário para impor o respeito.
O tempo parecia parado.
- Já posso abrir? – perguntei revelando natural impaciência.
- Já!
E foi então, lembro-me agora, que pelos meus novos óculos de casca de laranja comecei a ver o mundo!

1 comentário:

Anónimo disse...

E era tão lindo esse mundo visto através dos óculos de casca de laranja. Também tive alguns, mais tarde fiz outros.
PS. Já estava faltando umas palavrinhas por aqui... até já cheirava a mofo de estar fechado à tanto tempo. Bjs