sábado, 14 de fevereiro de 2009

LENÇOS DE AMOR

Os lenços de “AMOR”, também conhecidos por “lenços de namorados”, foram de uso corrente, entre nós, até meados do século passado. A sua origem provável remonta aos séculos XVII e XVIII quando as mulheres do povo adoptaram, como adereço dos seus trajes, o uso dos lenços senhoris. Esta moda generalizou-se a todo o país e manteve expressão até aos nossos dias, com maior relevo no Minho, no Algarve e nos Açores.

Os “lenços de namorados” testemunhavam um compromisso de noivado. O seu uso por parte do homem significava aceitar a relação com a moça que o bordou. Eram uma declaração pública de amor que as “moças em idade casadoira” ofereciam como uma prenda ao seu escolhido. Este, por sua vez, para assumir o compromisso, usava-o por cima do casaco domingueiro, no bolso, ou ao pescoço.

Os símbolos mais comuns que encontramos nos “lenços” estão directa ou indirectamente ligados ao seu tema chave: o amor. Corações, motivos florais, chaves, pássaros e ramos. Encontramos também silvas que são adornos bordados em forma de cercadura que imitam motivos florais e são também utilizadas para as orlas dos lenços.

1 comentário:

armenio disse...

ola gostei dos lenços muito lindo