Eis que estão de volta as "sanjoaninas". As maiores festas profanas dos açores, como fazem gala de propagandear os mais "terceiristas" e mentores do permanente despique entre as ilhas. Uma tradição secular a fazer fé em crónicas e relatos antigos. Certamente com outra dimensão e outro espírito mas, sempre que necessário, interrompidas pelas circunstâncias.
Um passeio a meados do século passado, pela pena de Armando Ávila, dá-nos conta de algumas curiosidades interessantes sobre esta festa que, quanto a nós, já conheceu dias melhores.
Venham daí:
"As Festas de S. João tiveram fama, e, durante anos, marcaram pelo seu brilhantismo. Eram anunciadas em bandos, que percorriam as ruas principais, parando nos largos e centros das localidades.
Além dos banhos milagrosos, fogueiras, perfumes, canções, romarias, preces e sortilégios, com que o povo costumava comemorar estas datas, tanto em Angra como na Vila da Praia realizavam-se as festas “batistinas” com a mesma pompa.
Em praças improvisadas, nos largos mais centrais das localidades, realizavam-se as “cavalhadas”, as justas, os torneios, os jogos e as danças variadas e caprichosas, e as touradas, em que se chegaram a matar touros, segundo o uso de Espanha, talvez por influência da dominação filipina, que nos alvores do século XVII exerceu natural predomínio nos costumes portugueses.
Para as festas de carácter religioso se edificou, na esquina da Rua de S. João, no prédio onde hoje existe a firma Vidal & C.a, Sues., uma pequena capela, devotada ao venerando patrono dos fidalgos portugueses, S. João Baptista, por iniciativa de João Vieira, o Velho, ao tempo presidente do Senado Terceirense.
"Demorando um primeiro andar “sobradado”—diz o historiador Pinheiro Chagas, — era esta capela devassada da porta da rua, a que passou a dar-se o nome do santo, por um arco de volta inteira, enquanto que pela banda da Rua da Sé, (hoje Rua da República), era vista por outro arco de iguais dimensões. De ambas as ruas, pois, se observava o altar, que se erguia no fundo, ou ponto mais oriental deste pequenino edifício religioso, onde por alguns séculos tão festejado foi o filho do incrédulo Zacarias, o preclaro precursor do Divino "Agnus Dei,,.
Tão aparatosas se faziam as festas “batistinas” na Ilha Terceira, que o jornal de Lisboa, A Nação, de 5 de Janeiro de 1681, se lhe referiu nestes termos:
"Admiraram-se os forasteiros que então se achavam em Angra, em tal forma, que disseram a voz pública que não poderia ser crido em parte nenhuma do mundo a muita riqueza que possuía em si a cidade de Angra; e não faltavam alguns que foram de opinião se não havia mostrar aqueles tão grandes cabedais com tanta publicidade em terra onde residiam moradores tantos estrangeiros de várias e diversas nações e ainda em tempos de inimigos tão poderosos como eram os castelhanos,,.
Embora com menor número de diversões — entre as quais avultava a espera de gado bravo que atravessava as ruas da cidade – ainda há poucos anos se realizavam em Angra, as Festas de S. João.
Acabaram, infelizmente, por desaparecer, sendo de esperar que venham a reviver, ainda este ano."
Além dos banhos milagrosos, fogueiras, perfumes, canções, romarias, preces e sortilégios, com que o povo costumava comemorar estas datas, tanto em Angra como na Vila da Praia realizavam-se as festas “batistinas” com a mesma pompa.
Em praças improvisadas, nos largos mais centrais das localidades, realizavam-se as “cavalhadas”, as justas, os torneios, os jogos e as danças variadas e caprichosas, e as touradas, em que se chegaram a matar touros, segundo o uso de Espanha, talvez por influência da dominação filipina, que nos alvores do século XVII exerceu natural predomínio nos costumes portugueses.
Para as festas de carácter religioso se edificou, na esquina da Rua de S. João, no prédio onde hoje existe a firma Vidal & C.a, Sues., uma pequena capela, devotada ao venerando patrono dos fidalgos portugueses, S. João Baptista, por iniciativa de João Vieira, o Velho, ao tempo presidente do Senado Terceirense.
"Demorando um primeiro andar “sobradado”—diz o historiador Pinheiro Chagas, — era esta capela devassada da porta da rua, a que passou a dar-se o nome do santo, por um arco de volta inteira, enquanto que pela banda da Rua da Sé, (hoje Rua da República), era vista por outro arco de iguais dimensões. De ambas as ruas, pois, se observava o altar, que se erguia no fundo, ou ponto mais oriental deste pequenino edifício religioso, onde por alguns séculos tão festejado foi o filho do incrédulo Zacarias, o preclaro precursor do Divino "Agnus Dei,,.
Tão aparatosas se faziam as festas “batistinas” na Ilha Terceira, que o jornal de Lisboa, A Nação, de 5 de Janeiro de 1681, se lhe referiu nestes termos:
"Admiraram-se os forasteiros que então se achavam em Angra, em tal forma, que disseram a voz pública que não poderia ser crido em parte nenhuma do mundo a muita riqueza que possuía em si a cidade de Angra; e não faltavam alguns que foram de opinião se não havia mostrar aqueles tão grandes cabedais com tanta publicidade em terra onde residiam moradores tantos estrangeiros de várias e diversas nações e ainda em tempos de inimigos tão poderosos como eram os castelhanos,,.
Embora com menor número de diversões — entre as quais avultava a espera de gado bravo que atravessava as ruas da cidade – ainda há poucos anos se realizavam em Angra, as Festas de S. João.
Acabaram, infelizmente, por desaparecer, sendo de esperar que venham a reviver, ainda este ano."
Boas festas!
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