terça-feira, 15 de junho de 2010

FESTAS "BATISTINAS"


Eis que estão de volta as "sanjoaninas". As maiores festas profanas dos açores, como fazem gala de propagandear os mais "terceiristas" e mentores do permanente despique entre as ilhas. Uma tradição secular a fazer fé em crónicas e relatos antigos. Certamente com outra dimensão e outro espírito mas, sempre que necessário, interrompidas pelas circunstâncias.

Um passeio a meados do século passado, pela pena de Armando Ávila, dá-nos conta de algumas curiosidades interessantes sobre esta festa que, quanto a nós, já conheceu dias melhores.

Venham daí:

"As Festas de S. João tiveram fama, e, durante anos, marca­ram pelo seu brilhan­tismo. Eram anuncia­das em bandos, que percorriam as ruas principais, parando nos largos e centros das localidades.
Além dos banhos milagrosos, fogueiras, perfumes, canções, romarias, preces e sortilégios, com que o povo costu­mava comemorar estas datas, tanto em Angra como na Vila da Praia realizavam-se as festas “batistinas” com a mesma pompa.
Em praças improvisadas, nos largos mais cen­trais das localidades, realizavam-se as “cavalhadas”, as justas, os torneios, os jogos e as danças variadas e caprichosas, e as touradas, em que se chegaram a matar touros, segundo o uso de Espanha, talvez por influência da dominação filipina, que nos alvores do século XVII exerceu natural predomínio nos cos­tumes portugueses.
Para as festas de carácter religioso se edificou, na esquina da Rua de S. João, no prédio onde hoje existe a firma Vidal & C.a, Sues., uma pequena ca­pela, devotada ao venerando patrono dos fidalgos portugueses, S. João Baptista, por iniciativa de João Vieira, o Velho, ao tempo presidente do Senado Terceirense.
"Demorando um primeiro andar “sobradado”—diz o historiador Pinheiro Chagas, — era esta capela de­vassada da porta da rua, a que passou a dar-se o nome do santo, por um arco de volta inteira, enquanto que pela banda da Rua da Sé, (hoje Rua da República), era vista por outro arco de iguais di­mensões. De ambas as ruas, pois, se observava o altar, que se erguia no fundo, ou ponto mais orien­tal deste pequenino edifício religioso, onde por alguns séculos tão festejado foi o filho do incrédulo Zacarias, o preclaro precursor do Divino "Agnus Dei,,.
Tão aparatosas se faziam as festas “batistinas” na Ilha Terceira, que o jornal de Lisboa, A Nação, de 5 de Janeiro de 1681, se lhe referiu nestes termos:
"Admiraram-se os forasteiros que então se acha­vam em Angra, em tal forma, que disseram a voz pública que não poderia ser crido em parte nenhuma do mundo a muita riqueza que possuía em si a ci­dade de Angra; e não faltavam alguns que foram de opinião se não havia mostrar aqueles tão grandes cabedais com tanta publicidade em terra onde resi­diam moradores tantos estrangeiros de várias e di­versas nações e ainda em tempos de inimigos tão poderosos como eram os castelhanos,,.
Embora com menor número de diversões — entre as quais avultava a espera de gado bravo que atravessava as ruas da cidade – ainda há poucos anos se realizavam em Angra, as Festas de S. João.
Acabaram, infelizmente, por desaparecer, sendo de esperar que venham a reviver, ainda este ano."

Boas festas!
.

Sem comentários: