segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ASSIM COMEÇA UMA TRADIÇÃO



Foi no ano de 1999 que um grupo de idosos do “Centro de Dia da Casa do Povo do Porto Judeu”, juntamente com as suas animadoras e voluntárias, resolveram organizar um “bailhinho de carnaval”. Pretendiam, para além do seu próprio prazer, levar a outros “Centros de Dia” de outras freguesias um cheirinho e a alegria próprias da época carnavalesca.
O que parecia ser um evento efémero e pontual é já hoje, passados que são dez anos, uma tradição que está de pedra e cal. Seguindo o exemplo dos idosos do Porto Judeu, muitos outros “Centros de Dia” começaram a organizar os seus próprios “bailhinhos” com os quais percorrem, nos quatro fins-de-semana que antecedem o carnaval, todas as freguesia da Ilha Terceira. E já não se exibem apenas nos reduzidos espaços dos “centros”.

É-lhes “exigido” agora a apresentação nos palcos dos salões das Sociedades Recreativas que se enchem de espectadores de todas as idades, numa antecipação ao clímax carnavalesco que se aproxima.

Assim começa uma tradição!

2 comentários:

momo disse...

uma proposta:

http://imagensdemarca.sapo.pt/opinioes/detalhes.php?id=1437

"Por aqui as máscaras - os caretos, carochos, chocalheiros ou farandulhos - são um recurso expressivo da nossa riqueza cultural que, a brincar, nos chocalham a consciência."

beijinhos

Vieira Brito disse...

Obrigado pela interessante sugestão e, sobretudo, pela tua assiduidade.


beijinhos