terça-feira, 4 de agosto de 2009

INSTRUMENTOS MUSICAIS DO MUNDO - O CHARANGO

Quando os conquistadores espanhóis chegaram à América do Sul faziam-se acompanhar pela “vihuela”, instrumento de cordas com formato parecido à guitarra e que atingia, ao tempo, o seu máximo esplendor na península Ibérica.
Desde logo o povo nativo apaixonou-se pelos sons do novo instrumento do qual pretenderam produzir réplicas. No entanto faltava-lhes a tecnologia para moldarem a madeira.
Como a necessidade aguça o engenho facilmente resolveram o problema com recurso à matéria-prima à sua disposição: conchas de tatu.
Assim nasceu, por volta de 1547 em Potosí na Bolívia, o “charango”, uma espécie de um pequeno alaúde com dez cordas, que depressa se estendeu a outras regiões e países da Cordilheira dos Andes: Perú, Argentina, Chile, e Ecuador.
Diz o povo que o tatu tem que estudar cinco anos num conservatório para se tornar num bom “charango” e, no mesmo tom de graça, que é a única criatura que faz música após a morte.
Muito embora a parte de trás do instrumento seja tradicionalmente formada a partir de um tatu hoje, muitos dos melhores “charangos” são construídos com recurso à madeira.
O tamanho é o que na verdade define o instrumento: de maneira geral, 66 cm, com uma escala de aproximadamente 37 cm. A construção típica é de uma única peça no corpo e braço, cravelhal e cravelhas de guitarra clássica, tampo de abeto e uma certa ornamentação. Tamanho e formato da boca da caixa são altamente variáveis e podem ser de duplas crescentes, buraco redondo, oval ou mesmo múltiplos buracos de arranjo variado.
O “charango” tem cinco pares de cordas que afinam em GCEAE. Nesta afinação todas as dez cordas são afinadas dentro de uma oitava. Os cinco pares ficam elevados da seguinte forma (do quinto par ao primeiro): gg cc eE aa ee.

Sem comentários: