sábado, 1 de agosto de 2009

INSTRUMENTOS MUSICAIS DO MUNDO - A NYCKELHARPA


De entre os vários aspectos que me suscitam curiosidade nas culturas populares tradicionais, a música e os instrumentos que a produzem estão no topo do meu interesse. Através dos instrumentos musicais e do seu conhecimento resultam importantes pistas que nos permitem perceber melhor outras vertentes menos objectivas dessas culturas.

Se recuarmos até à baixa idade média – séc. VIII /IX – iremos encontrar sinais da existência de um instrumento musical com características muito peculiares que, pelo seu aspecto, nos faz lembrar uma sanfona tocada com arco ou um violino com teclas não sendo, no entanto, nem um nem outro: é a “nyckelharpa
O testemunho mais antigo que se conhece deste instrumento é datado de 1350 e pode ser observado nos relevos que ornam uma das portas da igreja de Källunge na maior ilha sueca, e também condado, de Gotland, berço dos Godos nossos conhecidos.
A sua difusão e popularidade acontecem, por toda a Europa, a partir do sec. XVI e dele dão conta documentos que vão desde a Alemanha até à Itália.
Conhecem-se hoje, pelo menos, 4 variantes de “nyckelharpas” mas a mais vulgar é armada com 16 cordas que se friccionam com um arco manipulado pela mão direita enquanto as 37 teclas se accionam com a mão esquerda.
Este instrumento é hoje, tal como no passado, exclusivamente construído de forma artesanal, daí, provavelmente, a sua raridade. É feito, normalmente, com a madeira disponível no norte da Europa – o pinho - e é considerado o instrumento tradicional por excelência da Suécia.

Sem comentários: