sexta-feira, 13 de março de 2009

LADRAR À LUA



Diz-se de quem vocifera contra pessoas a quem não se pode fazer mal; fazer ameaças vãs.

Este ditado tem origem na crença do povo de que os cães ladram à lua. Existe uma lenda que fundamenta esta crença e que vem publicada no Almanaque de Lembranças de 1867: “A lua tinha, em tempos antigos, duas faces: uma celeste e outra infernal. Os cães sabem isso, e sabem também que a irmã de Apolo era a deusa do Erebo, que Diana caçadora era a Hécate de cabeça de cão e à qual se sacrificavam cães. Esta hecatombe antiga excitou, como é fácil de supor, as iras da canzoada. Transmitiu-se o ódio de pais a filhos, e hoje, que já estão extintos os sacrifícios, ainda nas horas mortas da noite os cães erguem a voz para injuriar a tríplice deusa, e vingar, por essa forma, a sua velha ofensa.

Em França diz-se que os cães ladram à lua porque o seu brilho lhes turva a vista. Também se crê que os lobos uivam à lua, e por isso se diz: Dieu garde la lune des loups.
Quando a lua é encoberta por uma nuvem diz-se que foram os lobos que a comeram, para poderem entregar-se aos ataques e aos roubos.

Tal como os cães, ladrar à lua parece ser a nossa sina!




1 comentário:

momo disse...

"oh lua que vais tão alta
redonda como um tamanco
oh maria, traz a escada
que eu não chego lá com o banco!"

a primeira noite que passei na Ilha Terceira foi de Lua Cheia!é indescrítel a beleza de passear pela marginal da Praia da Vitória, vendo a hipnótica lua reflectida num mar chão, em pleno Inverno.um cenário nada isento para quem tem que tomar decisões...logo vi que a lua não era imparcial.

"de quem vocifera contra pessoas a quem não se pode fazer mal; fazer ameaças vãs" ladrar à lua é perda de tempo. tive um amiguinho de escola que me aconselhou:" não ameaces, dá logo"

beijinhos